quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ORAGO: NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, pelos católicos ou outras pessoas que acreditam em sua aparição durante seis meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CASTELO DE PICÕES

Povoado fortificado de pequena dimensão, de provável construção e ocupação alti-medieval, defendido por uma linha de muralha em alvenaria de xisto, de planta ovalada, implantado num estreito esporão rochoso. Não foi encontrado espólio à superfície. No interior da cerca defensiva subsiste uma cisterna escavada na rocha.
Acesso: EN 215 (Alfândega da Fé - Torre de Moncorvo), EM para Sendim da Serra, Ferradosa e Picões, e caminho de terra batida para o Castelo.

domingo, 9 de agosto de 2009